Carmem Sant’Anna
Análise Transacional-AT, é uma teoria do desenvolvimento humano. Seus conceitos básicos fornecem ótimas estratégias para o educador lidar com questões relacionadas com a interação educador/aluno. Contribuem para entender suas próprias reações emocionais e as dos alunos, porque facilita:
- A encontrar novas maneiras para resolver conflitos em sala de aula;
- A rever seus conceitos pessoais e encontrar novas opções de vida.
- Diagnosticar o que de fato acontece no campo das emoções e sentimentos no momento presente, seus e dos seus alunos.
Ao conhecer e aplicar os conceitos da AT, o educador tem opções para criar um ambiente que permite ao aluno participar ativamente do seu processo de desenvolvimento mediante a compreensão e escolha consciente de mudança de fatores pessoais, emocionais e de conduta numa relação de paridade denominada, na Análise Transacional, relação OK/OK.
- Como acontece uma relação OK/OK?
- Como uma pessoa numa relação OK/OK se relaciona consigo e com o outro?
Como esse conceito fornece estratégias para o professor lidar com questões relacionadas com a interação professor/aluno e aluno/aluno?
Mediante diálogos abertos e reflexivos ajudam aos alunos a examinar sua forma de conviver no ambiente onde habitam e aprender a propor metas alcançáveis na vida e as alcançar, sem que para isso tenham que prejudicar alguém.
O curso de Formação em Análise Transacional-Educacional tratará do conhecimento e a aplicação desse e de outros conceitos da AT que ajudam o professor a entender suas próprias reações emocionais e as dos alunos em suas ações em sala de aula.
Deseja saber mais sobre a contribuição da Análise Transacional na área da Educação? Inscreva-se no curso de formação!