A aprendizagem adaptativa emerge, e é uma ferramenta revolucionária, proporcionando uma abordagem flexível e centrada no aluno para os programas de treinamento corporativo.
A aprendizagem adaptativa tem sua origem conceitual na Andragogia, que desde E. Lindeman afirma que os adultos têm necessidades cada vez mais específicas para que sua aprendizagem seja proveitosa e eficaz.
Continue a leitura para saber como personalizar treinamentos para cada colaborador:
A aprendizagem adaptativa abandona a abordagem de modelo único e adota modo personalizado. Cada colaborador é guiado através de um caminho de aprendizagem único, adaptado às suas habilidades, conhecimentos prévios e tempo de aprendizado. Realizar essa identificação não apenas aumenta a eficácia do treinamento, mas também promove um ambiente de aprendizagem mais envolvente
Para adaptação da aprendizagem é necessário conhecer os perfis individuais dos participantes. Essa personalização e aprofundamento permitem que cada participante sinta-se “olhado e ouvido” de forma especial dentro do programa, segundo suas necessidades pessoais.
Uma das principais características da aprendizagem adaptativa é sua capacidade de se ajustar em tempo real. À medida que os colaboradores progridem, o método analisa continuamente seu desempenho e adapta o conteúdo para desafios mais complexos ou revisão, garantindo uma experiência de aprendizagem dinâmica e específica.
Essa adaptação em tempo real se faz com diálogo e escuta constante com os participantes, através de pesquisas quantitativas e qualitativas. A Aprendizagem adaptativa pode ser feita também, durante uma aula ao vivo, na medida em que o facilitador usa as ferramentas da Andragogia e modifica o curso a partir dos feedbacks dos próprios participantes. Sem dúvida, é necessário bastante experiência e habilidade para fazer essas mudanças em tempo real, mas os resultados são captados na hora pelos participantes.
Oferecendo um conteúdo relevante e desafiador, a aprendizagem adaptativa combate costuma manter os colaboradores envolvidos. Além disso, a personalização gera um senso de responsabilidade pelo próprio desenvolvimento, resultando em uma maior retenção de conhecimento.
A percepção de que o caminho da aprendizagem oferecido e construído em conjunto é individualizado, ou seja, único para aquele participante, muda completamente o engajamento. As pessoas gostam e precisam de atenção individualizada. Implementar isso nos treinamentos pode fazer toda a diferença na hora de ver os retornos do investimento de tempo e dinheiro em cada ação de treinamento.
Cada colaborador tem seu próprio estilo de aprendizagem, e a abordagem adaptativa reconhece e abraça essa diversidade, oferecendo opções e formatos variados de conteúdo. Os Estilos de Aprendizagem foram primeiramente identificados por D. Kolb e saber identificá-los e buscar atender as necessidades específicas de cada Estilo é o primeiro passo para Aprendizagem Adaptativa. Você pode conhecer seu Estilo de Aprendizagem com nosso teste.
Seja através de vídeos interativos, simulações práticas ou textos informativos, os colaboradores podem escolher o método que melhor se alinha às suas preferências de aprendizagem.
A análise contínua do desempenho permite não apenas a adaptação durante o treinamento, mas também a melhoria contínua dos programas de aprendizagem. Os dados coletados fornecem insights valiosos sobre áreas de fortalecimento e possibilitam ajustes para otimizar futuros treinamentos.
Em um mundo empresarial em constante evolução, a aprendizagem adaptativa é um aliado indispensável na promoção do desenvolvimento individual e coletivo. Ao personalizar treinamentos para cada colaborador, além de atendermos às necessidades específicas, também investimos no crescimento sustentável da equipe.
Para saber mais informações, esclarecer dúvidas ou solicitar orçamentos de algum de nossos serviços relacionados à educação corporativa, entre em contato conosco agora mesmo! Nossa equipe de especialistas no assunto está à disposição para te ajudar.