O que é Andragogia

Carmem Sant’Anna

Andragogia é a arte e ciência de apoiar o adulto a aprender. É uma teoria da educação de adultos que dá suporte ao processo de ensino aprendizagem. Seus pilares são as concepções de comunicação clara e efetiva, através de um alto nível de consciência e compromisso compartilhado entre facilitador e aluno.

A Andragogia se destaca por sua profunda adequação a todos os ambientes de aprendizagem: presenciais, online e híbridos.

As ideias sobre as diferenças de aprendizagem entre crianças e adultos começaram a ser sistematizadas já em 1926 a partir das pesquisas de Eduard Lindeman, que identificou particularidades sobre a aprendizagem do adulto:

Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará; a orientação dos adultos para a aprendizagem é centrada na vida; a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem dos adultos; os adultos têm uma profunda necessidade de se autodirigir; as diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade. (KOWLES, 2009, p.45)

O modelo da Andragogia é pautado em 6 Princípios fundamentais elaborados por Knowles. Cada um dos Princípios traz mais do que reflexão para o facilitador, eles são no conjunto uma ferramenta para a construção das ações de aprendizagem para adultos. Os Princípios são um grui para criar uma experiência de aprendizagem que de fato coloque o foco do aluno como prioridade.

Os 6 Princípios básicos da Andragogia:

  1. Necessidade saber
  2. Autoconceito do aprendiz
  3. O papel das experiências
  4. Prontidão para aprender
  5. Orientação para a aprendizagem
  6. Motivação para aprender

Para atender esses Princípios o facilitador na Andragogia utiliza estratégias metodológicas e ferramentas práticas visando o envolvimento do aluno em aprendizado que faça sentido para a vida.

A Andragogia, não se resume aos Princípios, mas possui um conjunto completo de ferramentas à disposição do facilitador:

  • Contrato de Aprendizagem
  • Elementos da Andragogia
  • Estilos Pessoais de Aprendizagem
  • Ciclo de Aprendizagem Vivencial

Um programa de treinamento ou mesmo uma aula única quando construída com essas ferramentas tem maiores chances de engajamentos dos alunos, retenção dos aprendizados, aplicação efetiva dos aprendizados e sem dúvida contribuem para transformar os investimentos em treinamento em resultados para pessoas e empresas.

Venha conferir a Formação de Facilitadores – Andragogia e Ambientes Virtuais da SK e aprender com um curso mão na massa a colocar a Andragogia em prática.

Deixe um comentário