#1 Contrato de Aprendizagem
É a principal ferramenta para iniciar a relação com os alunos adultos de forma adulta. É uma conversa de alinhamento muito franca sobre o que se espera daquela relação de aprendizagem e sobre o que cada parte vai fazer para levar o que veio buscar daquele momento. Para fazer o Contrato de Aprendizagem existem três etapas específicas:
a. Inclusão – É uma etapa na vida de todo grupo (Schutz. W) e permite aos participantes sentirem-se pertencentes ao grupo que agora integram, a partir daquele momento de aprendizagem. Ao privilegiar essa etapa o facilitador acolhe os participantes e os prepara para o que vem a seguir.
b. Levantamento de Expectativas – É a etapa na qual perguntamos aos alunos o que eles esperam levar daquela aula ou curso. É necessário que todos tenham claro o que vieram buscar ali e tornem isso explícito.
c. Definição das Reponsabilidades – É a etapa final onde os combinados efetivos do Contrato acontecem e o grupo é convidado a refletir sobre o que vai permitir e o que vai coibir naquela experiência de aprendizagem. Nesse tipo de ação o foco e a responsabilidade são partilhadas entre facilitador e aluno.
#2 Princípios da Andragogia
São seis os Princípios criados por M. Knowles e todos eles estão organicamente interligados. Ou seja ao atender um princípio o facilitador também começa a atender o outro, porém ao ignorar um princípio também ignora o outro. Cada princípio também tem uma pergunta inconsciente e subjacente que “fica na cabeça” do aluno e precisa ser respondida para que o princípio seja atendido.
Quando conseguimos construir uma experiência de aprendizagem que responda a essas perguntas inconscientes os alunos adultos costumam ter uma percepção muito positiva da aprendizagem, engajamento e fixação do conhecimento. Veja cada princípio e as perguntas e identifique se você mesmo já se percebeu fazendo algum desses questionamentos durante uma aula ou curso.
Principio 1 – Necessidade de Saber – Pergunta: Porque você está me ensinado isso?
Princípio 2 – Autoconceito do Aprendiz – Pergunta: Como devo me conduzir em sala de aula?
Princípio 3 – Papel da Experiência – Pergunta: O quê devo fazer com tudo o que já sei?
Princípio 4 – Prontidão para Aprender – Pergunta: Por que preciso desse conhecimento neste momento da minha vida?
Princípio 5 – Orientação para Aprendizagem – Pergunta: Esse conhecimento vai me ajudar a lidar com qual problema?
Princípio 6 – Motivação – Pergunta: Como esse aprendizado vai tornar minha vida melhor? Qual satisfação esse conhecimento vai me trazer?
#3 Elementos da Andragogia
Os Elementos são oito e podem ser sistemicamente combinados aos Princípios. Eles nos ajudam a olhar a experiência de aprendizagem como um todo, desde sua concepção até a avaliação. Em cada um dos Elementos da Andragogia o aluno estará no foco de todas as ações.
1 Preparar o Aluno
2 Clima
3 Planejamento
4 Diagnóstico das Necessidades
5 Definição dos Objetivos
6 Desenhos dos Planos de Aprendizagem
7 Atividades de Aprendizagem
8 Avaliação
Algo que pode parecer desafiador para implantar soluções de aprendizagem no modelo da Andragogia é o fato de que muitos desses Elementos possuem grande flexibilidade, mudando conforme as necessidades dos alunos adultos durante a própria aula. Assim, as Atividades de Aprendizagem podem sofrer transformação frente ao Diagnóstico das Necessidades diversas vezes num mesmo curso, se isso for necessário para continuar a atender o Princípio 1 Necessidade do Saber.
O que há de mais rico na Andragogia como resposta para fugir das aulas meramente expositivas é que não se trata apenas de uma técnica, mas de uma nova conduta do facilitador, fundamentada numa ampla teoria com vários recursos para oferecer múltiplos caminhos de aprendizado para o aluno.
#4 Estilos de Aprendizagem
Será que todo mundo aprende do mesmo jeito? David Allen Kolb identificou 4 Estilos diferentes de aprendizagem e criou um Inventário para ajudar a identificar esses estilos. Sem dúvida, já percebemos que alguns preferem esse ou aquele professor, e esse ou aquele tipo de aula.
Os Quatro Estilos: Acomodador, Convergente, Assimilador, Divergente.