Ângela Kafrouni
Você tem dentro de si características incríveis. De acordo com a teoria do LIFO nós não temos defeitos, temos somente forças! Como essas forças vão nos ajudar ou atrapalhar? Isso depende de aprender a usar um botãozinho mágico que faz a regulagem entre o uso produtivo e excessivo das nossas forças.
Organizei aqui para vocês algumas premissas do MÉTODO LIFO – GERENCIANDO SUAS FORÇAS[1]
Com o objetivo de ajudar as pessoas a reconhecer suas forças e gerenciá-las produtivamente, Allan Katcher[2] desenvolveu o método LIFO. O termo LIFO corresponde à contração de “Life Orientations” (Orientações de Vida).
“A fraqueza do homem raramente é mais que o uso excessivo de suas forças”. (Eric From no livro Man for Himself).
Suas fraquezas são o resultado do uso excessivo de suas forças. Para melhorar seu relacionamento com as pessoas, você apenas tem que reduzir a freqüência e, talvez, também a intensidade das forças que usa. Naturalmente, isso é possível se, primeiro, você puder reconhecer como está usando suas forças e, então, entender os efeitos delas nos outros. O foco não está em mudar sua forma de ser, mas sim em como gerenciar as forças que já possui.
Exemplo: você é capaz de responder rapidamente aos acontecimentos. Entretanto, você sabe que ao tomar decisões rápidas pode se “queimar”. Seu comportamento impulsivo pode levá-lo a deixar de considerar alguns fatos muito importantes. Não é preciso, necessariamente, desenvolver-se como um pensador cauteloso e cuidadoso, mas apenas aprender a desacelerar um pouco em certas circunstâncias.
Caminho:
Refrear esses excessos e ampliar seu foco e analisando a situação de outra forma.
. No exemplo dado, você pode contar com sua equipe, aproveitando as forças de outros participantes (que sejam mais reflexivos) para contribuir com algumas idéias ou pontos de vista a serem considerados antes de agir. Esta é a gestão de suas forças como um caminho para o comportamento efetivo.
Forças e fraquezas não estão separadas: forças como boas e as fraquezas como ruins. Nas culturas orientais, o conceito de yin e yang sugere que todas as coisas vivas contêm os dois elementos.
Forças e fraquezas: você não pode ter uma sem a outra. Nós gostamos de ver membros de nossa equipe atentos e responsivos para os outros; mas, se eles fazem isso em excesso, podem parecer submissos. Mesmo uma desejada quantidade de flexibilidade poderia parecer falta de objetividade. Nesse sentido, utilizarmos uma força que possuímos pode se tornar mais ou menos produtivo, dependendo da intensidade e da situação na qual a aplicamos.