Carmem Sant’Anna & Fabrizia Rossetti
A busca por profissionais qualificados caracteriza o momento do universo corporativo desde sempre. As pessoas representam o diferencial para o sucesso das empresas, e essa percepção influencia a demanda por formação executiva de alto nível.
Nós da SK Aprendizagem preparamos pessoas para ajudá-las a traduzir aquilo que aprendem em resultados. Nossas ações se concretizam através da inovação, geração, estimulação e disseminação de conhecimento em gestão.
O que produzimos como resultado é a formação de profissionais éticos, social e ambientalmente responsáveis, capazes de liderar pessoas em organizações de forma sustentável. Assim, vamos compartilhar uma experiência de aprendizagem conduzida por nós com um grupo de gestores que traduziram o que aprenderam em resultados mensuráveis.
O contexto é um Programa de Desenvolvimento Gerencial de 5 encontros (56 horas no total) com o tema “Comprometidos com a Excelência em Gestão”. Seu objetivo foi desenvolver comportamentos, habilidades e atitudes gerenciais que habilitasse os gestores a treinar, desenvolver, avaliar e dar feedback aos seus subordinados em tempo real.
O modelo de aprendizagem, baseado em Andragogia e Teoria dos Grupos, foi utilizado no programa e demonstrou a experiência orientada para o comportamento modificável.
Dentro do Critério Liderança utilizamos uma atividade vivencial em grupo que combina construção de quebra-cabeças e role-play. Nessa atividade é possível comparar dois modelos de atuação do gestor e os resultados obtidos em cada um dos modelos. A turma foi organizada em dois subgrupos que realizaram idêntica tarefa, quatro rodadas de montagem dos quebra-cabeças cada, com tempo cronometrado, porém, usamos a interpretação de dois modelos de gestão diferentes. Vamos chamar de modelo de gestão 1 e modelo de gestão 2.
Começamos com o primeiro subgrupo, dando a tarefa de quebra-cabeça, no qual foi reproduzido o modelo de gestão 1 que possui as seguintes características:
- Ações direcionadas somente para a
- Ausência de proposição de metas com a equipe.
- Pouco contato estabelecido com as pessoas do time.
- Nenhum treinamento, apenas repasse de informação.
- Ausência de
- Avaliação da equipe realizada apenas no final da
Os resultados obtidos com o grupo, usando esse modelo de gestão, estão retratados no gráfico abaixo em azul. (Ilustração 1)