Inclusão Produtiva

2 de agosto de 2023
Compartilhar artigo:

Você já se sentiu em desvantagem social em alguma situação na vida? Muitos podem ser os fatores de exclusão hoje etnia, religião, gênero, língua, origem, cultura e outros. Nesse texto vamos abordar a Inclusão Produtiva.

Se você tem acompanhado nosso blog, sabe que estamos falando de mais uma das Smart Skills ou Habilidades Inteligentes que vieram para substituir as soft skills. Já falamos de Maturidade Emocional e Saber Ouvir.

Esse texto vai tratar dos sentimentos que a situação de exclusão pode trazer e como todos, em especial os gerentes, podem se beneficiar de desenvolver a Habilidade Inteligente: Inclusão Produtiva.

Os gerentes e a Inclusão Produtiva

O que os gerentes podem fazer em um local de trabalho que emprega uma grande força de trabalho desprivilegiada? O primeiro passo é compreender a situação com os olhos do outro.

Talvez você já tenha presenciado no local de trabalho algum comportamento discriminatório. É interessante notar que muitas vezes podemos nos sentir paralisados diante disso. Pode também acontecer de sermos as vítimas contra quem o comportamento é dirigido.

Vivemos em um mundo onde os recursos não são distribuídos igualmente, infelizmente. Algumas pessoas nascem com privilégios, e as coisas geralmente são muito mais fáceis para eles. Mas para quem nasceu pobre, ou em situação de marginalidade, sem acesso à educação básica, a história é bem diferente.

O trabalho das pessoas que sofrem exclusão

A maioria das organizações deseja maximizar os resultados economizando custos e reduzindo despesas. Portanto, as organizações projetam empregos de status mais baixo e salários mais baixos visando aqueles menos instruídos ou menos treinados.

Esses empregos geralmente não são apenas mal pagos, mas provavelmente não são muito seguros ou satisfatórios para os trabalhadores.

Sem tratá-los igualmente, essas más condições de trabalho provavelmente farão com que os trabalhadores fiquem ressentidos com seus chefes, sejam menos engajados e menos comprometidos e provavelmente demitam-se em taxas mais altas.

Isso significa que as empresas agora devem gastar dinheiro novamente para contratar e treinar um novo conjunto de funcionários, o que é um impacto econômico negativo para a organização. Tais informações podem fazer parte do olhar e das habilidades gerenciais.

Uma Habilidade Inteligente de gestão

Se uma habilidade é definida como a capacidade de fazer algo bem-feito, então, como gestor, entende-se como a capacidade de incluir produtivamente os marginalizados em sua força de trabalho – a palavra-chave aqui é produtivo.

Como gerentes, precisamos criar um ambiente inclusivo e um sistema que reconheça e recompense as pessoas que trazem talentos e perspectivas únicas, com sua mão de obra.

A inclusão produtiva é uma forma de criar um ambiente profissional que faça com que todos se sintam igualmente tratados e tenham igual acesso a recursos e oportunidades, com foco em pessoas marginalizadas, oriundas de famílias vulneráveis, condições econômicas desvantajosas, refugiados e minorias.

Um exemplo prático de Inclusão Produtiva

Veja o exemplo de uma situação que exige essa habilidade: um motorista ficou muito chateado porque o governo de repente anunciou no fim de semana a decisão de abrir as escolas após um bloqueio mais longo. Como o único arrimo de uma família de seis pessoas, ele não tinha dinheiro para mandar seus filhos de volta à escola porque eles não tinham sapatos e ele não tinha tempo suficiente para planejar essa enorme despesa.

Situações como a descrita acima ilustra na prática a capacidade de o Gestor ser capaz de assumir a perspectiva do outro lado e entender o impacto contextual em seus comportamentos. É uma das chaves para um gerente criar um local de trabalho inclusivo.

Então, o gerente tendo conhecimento das situações, terá maiores recursos de fazer algo a respeito.

Alguns gerentes podem tender a ter pontos cegos ao trabalhar com pessoas de todos os tipos de origens. Por isso, importante investir em seu autoconhecimento e autopercepção levando em conta os itens abaixo:

  • Mudança do seu modelo mental para que entendam os desafios que todos enfrentam em sua unidade ou divisão.
  • Ampliar seu olhar para seus funcionários caso não estejam mostrando comportamentos e desempenho desejáveis, para primeiro tentar entender e fazer melhores explicações sobre porque talvez esse seja o caso, especialmente se eles vêm de origens completamente diferentes.
  • Entender as influências contextuais, avaliar, qual a razão que os leva a se comportar de uma maneira diferente. Talvez eles não possam se dar ao luxo de planejar com antecedência ou investir em seu futuro, devido à natureza de seu presente.

Outras habilidades que complementam a Inclusão Produtiva

E, a escuta ativa é outra habilidade inteligente importante. Ouvir bem, prestar atenção às suas necessidades e desafios e ajude-los a superar essas barreiras sendo mais inclusivos.

humildade é outra habilidade inteligente crítica que os gerentes inclusivos precisam praticar. Um gerente humilde tenderá a aprender com aqueles que não têm antecedentes de prestígio.

Ao se esforçar para entender por que as pessoas em seu posto de trabalho estão mostrando um comportamento imaturo ou porque eles buscam validação, que é um sinal de empatia e tomada de perspectiva, outra habilidade inteligente.

O importante aqui é poder ter várias explicações de porque as pessoas se comportam de determinada maneira, em vez de apenas atribuí-las às suas personalidades, características individuais e antecedentes.

As Smart Skills e a Inclusão Produtiva

Conhecendo as Smart Skills  e atualizando suas habilidades e atitudes gerenciais em busca de constante autoconhecimento os gestores poderão entender por que a inclusão produtiva é uma habilidade inteligente importante.

Ser inclusivo, acolher todos os tipos de talentos únicos – mesmo aqueles de comunidades marginalizadas – pode ajudar sua empresa a crescer e ser mais única, diversificada e especial. A inclusão produtiva torna o mundo melhor, torna os negócios mais produtivos e torna seu local de trabalho mais seguro, feliz e saudável para todos.

Então por que não fazê-lo? Por que não entender melhor as pessoas e incluí-las produtivamente no local de trabalho?

Compartilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SK Aprendizagem

A SK Aprendizagem é formada por Especialistas que acreditam no desenvolvimento humano para alcançar resultados. Possuímos excepcional vivência e experiência de mais de 40 anos no mercado, acolhendo as necessidades de nossos clientes.
Solicitar orçamento

Acompanhe nossas mídias sociais

desenvolvido com coração por evonline SK Aprendizagem © 2024