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Aprendizagem de Adultos à Luz da Análise Transacional

Carmem Sant’Anna

As teorias da Análise Transacional-AT e Andragogia- Aprendizagem do adulto merecem atenção para aprofundar a compreensão das necessidades de autonomia e autodireção do aluno adulto.

O objetivo principal das intervenções educacionais em Análise Transacional é a obtenção da Autonomia, Eric Berne (1988). Enquanto que o objetivo da Educação de Adultos-Andragogia é atender a necessidade de autodireção do aprendiz. Eduard Lindeman (1926).

Ao conhecer e aplicar essas teorias o facilitador de aprendizagem tem opções para criar um ambiente que permite ao adulto participar ativamente do seu processo de desenvolvimento. Isso acontece mediante a compreensão e escolha consciente do aluno adulto, de mudança de fatores pessoais, emocionais e de conduta atendendo sua necessidade de se autodirigir.

Esses dois conceitos tendem a suprir a necessidade do facilitador de buscar formas adicionais para incrementar os resultados no processo educativo, dando a eles os recursos emocionais e práticos de que precisam para dar conta de seu papel.

A Análise Transacional oferece uma forma possível para sustentar a ação educacional em valores de convivência humana, básicos e universais.

A Andragogia contém um conjunto de procedimentos que auxiliam na construção de um plano de aula tendo o aluno como foco.

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