Quatro Pilares da Educação e a Análise Transacional: Uma proposta pedagógica aplicável

fevereiro 26, 2015 by Artigos No Comments

Quatro Pilares da Educação e a Análise Transacional: Uma proposta pedagógica aplicável

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O momento atual pode ser caracterizado pela conexão de todo o sistema mundial. Ligada a esta macro tendência, existe outra intraorganizacional – o modelo taylorista-fordista que marcou a organização do trabalho ao longo do século XX está sendo integrado com outros sistemas flexíveis e adaptados às instáveis condições ambientais. Nesse contexto, o papel do educador ganha contornos distintos dos que o caracterizaram no passado. Há cada vez mais necessidade de novas atitudes e valores. Essa nova postura exige maior compreensão dos processos grupais e suas implicações quanto à tarefa e às relações socioemocionais. Há na necessidade de desenvolvimento de habilidades cognitivas, flexibilidade de raciocínio, resolução de problemas, tomada de decisões, etc.

Nestes termos, tomam-se as metodologias participativas de ensino/aprendizagem como uma forma de ampliar o compromisso com a promoção de valores éticos, de responsabilidade social e ambiental na educação. Estas metodologias desenvolvem a capacidade de reflexão autônoma e seu potencial para encontrar soluções criativas na área de atuação profissional e na vida pessoal e social. Dessa forma, preparam pessoas para atuarem de odo efetivo e consciente na construção de um novo tempo e de um novo ser humano, integrado consigo mesmo e com os outros, com capacidade de educar, aprender e dar soluções nas várias situações da vida. As metodologias participativas propiciam o desenvolvimento e a integração das diversas dimensões do ser humano.

Com esses aspectos sobre as metodologias participativas em mente, passemos a introduzir a discussão sobre o referencial teórico da Análise Transacional e sua contribuição como complemento de uma proposta pedagógica aplicável na Educação para o Século XXI.

A Análise Transacional (AT) é uma teoria da personalidade, criada pelo Dr. Eric Berne no final da década de 50. É também uma filosofia de vida, uma teoria da psicologia individual e social. Possui um conjunto de estratégias de mudança positiva que possibilita uma tomada de posição quanto ao ser humano. A AT tem como objetivo levar o indivíduo a alcançar a Autonomia de Vida.

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