Curso Andragogia PRESENCIAL

Categoria:

O conhecimento e as habilidades necessários para atingir resultados hoje são escassos no mundo do trabalho. As pessoas se deparam com descompassos educacionais que só recebem atenção muito mais tarde na vida ou no ambiente corporativo.O aluno adulto passou a ser um grande desafio no século XXI.

POR QUE FAZER ESTE CURSO:

  • Porque alguns programas de treinamento não conseguem captar o integral interesse dos participantes? 
  • Como tornar o processo de aprendizagem dos adultos um catalisador de resultados que a empresa espera a partir dos programas de T&D? 
  • Que competências, habilidades e comportamentos o facilitador/professor preciso adquirir para conseguir entender as especificidades da aprendizagem do adulto?

PUBLICO ALVO: Professores, facilitadores, gestores, multiplicadores no ambiente corporativo, coordenadores de grupos e instrutores do sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos).

OBJETIVOS  Produzir um ambiente de discussão e vivências para profissionais que trabalham com a aprendizagem de adultos para que compreendam as especificidades do modo de aprender do adulto e se preparem para lidar com elas de forma prática. 

CONTEÚDO

  • Andragogia: um olhar para o aprendiz adulto. 
  • Pressupostos do processo de aprendizagem do adulto. 
  • Análise Transacional: processos psicológicos básicos aplicáveis à educação. 
  • As etapas do processo andragógico. 
  • Contexto sócio-histórico prévio ao surgimento da proposta diferenciada para o ensino aprendizagem do adulto. 
  • Os princípios da Andragogia aplicados. 
  • Andragogia e Pedagogia: Diferenças, semelhanças e equívocos etimológicos. 
  • A prática andragógica no dia a dia em sala de aula. Casos práticos na Universidade, EJA e nas empresas. 
  • Estilos de aprendizagem. Que diferença faz? 
  • Contrato de aprendizagem: Como e porque utilizar? 
  • Facilitador do processo de ensino aprendizagem: Postura, ética e responsabilidades. 

RESULTADOS ESPERADOS  Ao final do programa os participantes deverão ser capazes de: 

  • Praticar a Andragogia, diferenciando seu posicionamento em sala de aula. 
  • Preparar um programa de ensino aprendizagem que contemple o modo de aprender do adulto. 
  • Personalizar suas aulas a partir do saber e experiência dos alunos. 
  • Exercitar uma comunicação aberta, franca e verdadeira, livre de jogos psicológicos com os alunos. 
  • Obter resultados efetivos e mensuráveis com as ações de treinamento.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES