Gestão do Conhecimento no Processo Organizacional – Instituição de Ensino

fevereiro 26, 2015 by Artigos 1 Comment

Gestão do conhecimento no processo organizacional em uma instituição de  ensino voltada para o desenvolvimento sustentável.

Baixe o arquivo, e confira na integra! Clique aqui.

A busca por profissionais qualificados caracteriza o momento que o universo corporativo mundial atravessa. Atualmente, as pessoas representam o diferencial para o sucesso das empresas, e essa percepção influencia a demanda por formação executiva de alto nível.

A Instituição que é o objeto deste relato busca contribuir para o desenvolvimento sustentável promovendo a evolução pessoal, empresarial e social. Suas ações se concretizam através da inovação, geração, estimulação e disseminação de conhecimento em gestão. Seus cursos são ofertados em sua sede no Sul do Brasil, além de outras regiões e exterior e seus alunos estão em contato com valores de uma gestão moderna, voltada aos conceitos de cidadania empresarial e governança corporativa. A consequência desta proximidade é a busca pela formação de profissionais éticos, social e ambientalmente responsáveis, capazes de liderar pessoas e organizações de forma sustentável.

Com o aumento da demanda externa, houve ampliação do corpo gerencial e funcional da Instituição e tornou-se imprescindível que os funcionários de todos os níveis passassem por um processo de desenvolvimento pessoal e interpessoal. Para tanto se entendeu que seria necessário fazer uma “exploração arqueológica” por assim dizer e trazer para o tácito muito do saber que permanecia na mente dos funcionários mais antigos da Instituição. Era tempo de identificar as informações e conhecimentos pertinentes e sistematizá-los de forma a serem gerenciados e utilizados por todos, criando assim um ambiente de descoberta e disseminação do conhecimento e da
informação.

Diante de tal constatação a Gerente de Recursos Humanos (RH) propôs à alta direção um programa de treinamento e desenvolvimento que proporcionasse ampla compreensão do negócio da Instituição e de todos os aspectos que a diferencia de outras escolas de negócio e que tornasse possível a compreensão dos funcionários da importância de cada função para o negócio da Instituição. Para a consulta dos funcionários seriam disponibilizadas atas, recortes de jornais antigos, site, reportagens antigas, documentos de toda a natureza que desse ao funcionário uma compreensão ampla do negocio, da filosofia e das origens desta Instituição. O programa foi criado pela gestora de Recursos Humanos tendo a contribuição, orientação e aval da Diretoria.

Baixe o arquivo, e confira na integra! Clique aqui.