Dinâmica dos Grupos

*Grupos como Trabalhamos com eles?

Destaques da palestra de Carmem Maria Sant’Anna para alunos de psicologia da UERJ.

Dinâmica dos Grupos

O programa de Dinâmica dos Grupos parte do princípio de que não se aprende sobre grupos se não se experimentar a vivência grupal, por esta razão a proposta da SBDG está focada no “aprender fazendo”.
A SBDG é reconhecida no mercado como um centro de desenvolvimento humano transformador, oferecendo, através de seu aprendizado vivencial, uma formação diferenciada.
Há 27 anos tem como objetivo maior a capacitação de profissionais para trabalharem processos grupais dentro de princípios éticos e com rigor científico, desenvolvendo Programas de Pós – Graduação em Dinâmica dos Grupos em diversos estados brasileiros.
A QUEM SE DESTINA

Profissionais com 3º grau completo, que atuam ou desejam atuar com grupos, nas mais diversas áreas tais como: atividades de intervenção organizacional, consultoria, treinamento e desenvolvimento de gestores e de equipes, bem como profissionais que atuem na área clínica, educacional ou instituições comunitárias.

RECONHECIMENTO PELO MEC

A partir de 08 de julho de 2009 todas as turmas de Formação em Dinâmica dos Grupos recebem o diploma de pós-graduação, uma vez que o curso foi reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, através da parceria com a FATO – Faculdades Monteiro Lobato.

METODOLOGIA

Laboratório de Aprendizagem: a construção da aprendizagem sobre grupos ocorre pela própria experiência do grupo de  Pós – Graduação como tal, seu exame, elaboração, compreensão a partir do embasamento teórico e, posterior, aplicação.

PROGRAMA

MÓDULO I – VIVENCIAL (6 encontros)

Destinado a oportunizar a vivência dos processos grupais, assim como a experiência e o amadurecimento dos participantes na condição de membros de um grupo.

MÓDULO II – TEÓRICO-VIVENCIAL (7 encontros)

Destinado à realização de seminários de fundamentação teórica, ao exercício experimental de observação e coordenação de processos grupais e à integração entre teoria e prática.

MÓDULO III – METODOLÓGICO VIVENCIAL (7 encontros)
Destinado à realização de seminários sobre metodologia, técnica e recursos de manejo de grupo e à aprendizagem da aplicação prática dos mesmos. Exercício de coordenação experimental  em dupla de processos grupais. Trabalhode conclusão do Pós Graduação.

COMO PARTICIPAR

O candidato deve preencher a ficha de inscrição no site

Pré-requisito ter 3º grau completo; alguma experiência com grupos ou desejar trabalhar com grupos.
***Novas turmas terão inicio no segundo semestre DE 2013.***

RIO DE JANEIRO, PATO BRANCO E SALVADOR. Para obter mais informações e fazer sua inscrição, acesse por favor o site www.sbdg.org.br clicando na aba cursos>Pós Graduação em DG>Coloque o nome da cidade escolhida >Inscreva-se.

Registre seu interesse no formulário abaixo: