olho humano azul

Carmem e Fabrizia no Fórum de AT em Fóz – 16 a 18 de Outubro

outubro 9, 2014 by Artigos No Comments

Carmem Sant’Anna e Fabrizia Rossetti apresentarão trabalho com o tema : Aprendizagem transformadora – Novas fronteiras no mundo da educação. Confira detalhes da matéria de Jackson Lima.

Menos de 15 dias para abertura do Fórum Brasileiro de Analistas Transacionais.

Evento trás curso pré-congresso para educadores sobre ‘aprendizagem transformadora’

Jackson Lima

Faltam 14 dias para a abertura oficial do VIII Fórum Brasileiro de Análise Transacional. O evento abre oficialmente na quinta-feira, dia 16, com três cursos especiais destinados ao público em geral. “São cursos abertos e destinados a profissionais que não são necessariamente analistas transacionais”, explica a coordenadora geral do evento, Andréa Lindner. Por isso eles acontecem na tarde do dia da abertura. “São cursos pré-evento”, informa.

Um dos cursos disponíveis é dirigido e recomendado para professores, pedagogos e pessoas interessadas na educação e área afins. O tema é “Aprendizagem transformadora – novas fronteiras no mundo da educação”, sob a responsabilidade da administradora e mestre em educação, Carmem Sant’Anna.

Segundo a Carmem, o tema do curso será sobre transformações e ela explica. “Desejo conversar com os participantes no curso sobre alguns transformações de diversos tipos.  Por exemplo, de “professor” para “facilitador” da aprendizagem. Da abordagem fundamentada no “ensinar” para uma abordagem fundamentada no “aprender”, explica. Com a abordagem o que se pretende é tirar o destaque do professor para o foco no educando além de tirar a atenção do conteúdo para a processo de aprendizagem.

A professora lembra que a postura do educador é impactada com tais transformações. Daí, a meta é apresentar  a Análise Transacional   como ferramenta para contribuir para que o professor aprimore suas habilidades de estabelecer  relações facilitadoras do desenvolvimento  de seus alunos. O segredo é despertar a capacidade do aluno de atuar como uma “pessoa integrada”.

Paralelamente ao curso destinado aos educadores, a professora Rosa Krausz ministra o curso Tendência do Desenvolvimento Humano nas organizações. Com base na Análise Transacional, ela enfatizará conceitos sobre liderança nas organizações, administração e trabalhabilidade. “Hoje liderança não está mais vinculada a uma pessoa”, diz e fala sobre a necessidade de acompanhar as mudanças.

Segundo Andréa Lindner, esta é a primeira vez que um evento deste porte na área da Análise Transacional é realizado em Foz do Iguaçu. Para aqueles que são leigos na disciplina, a organização pensou em um Curso de Conceitos Básicos da AT que ocorrerá na manhã do dia 16. O evento acontecerá no Golden Tulip Internacional Hotel .

(Carmem Sant’anna) Carmem Sant’anna falará sobre transformações na educação: foco do conteúdo para o alunoolho humano azul