Andragogia Aplicada no Desenvolvimento Gerencial

1.Caracterização da empresa cliente: Hipermercado

Natureza da atividade: Varejo

Número de colaboradores: 4000 distribuídos em 21 lojas em todo o Estado

2. Contexto: O diagnóstico apontou para os seguintes fatos: alta taxa de turn over, dificuldades de relacionamento entre as pessoas, necessidade de desenvolvimento das competências comportamentais entre os Gerentes, comunicação deficiente entre as áreas, conflitos, dependência, falta de comprometimento e responsabilidade e um contexto geral de insegurança e apreensão com o futuro.

3. Solução SK Aprendizagem: No diagnóstico constatou-se que a primeira demanda a ser atentendia era relativa ao Desenvolvimento dos Gerentes. Um programa educacional, dirigido ao corpo gerencial, foi elaborado a fim de que desenvolvessem relações interpessoais com as equipes nas lojas com a finalidade de unirem esforços nos procedimentos de trabalho e na resolução de problemas. O programa foi realizado em 6 etapas inicias de 16 horas cada encontro, com grupos de no máximo 25 gestores. Cada grupo totalizou 96 horas de treinamento presencial. Na segunda etapa as equipes foram envolvidas em ações de Desenvolvimento Interpessoal.

O planejamento e a implementação de toda a solução foi um processo educacional de mudança psicossocial, criado artesanalmente para este cliente. Cada grupo, cada unidade, cada pessoa apresentava peculiaridades que acrescentavam diferenças ao contexto dinâmico em que ocorria o projeto. Durante os quatro anos de ação, o projeto foi readaptado para agregar valor às soluções de questões e novas necessidades detectadas.

4. Resultados: Ao final do projeto, como resultado, o cliente possuia uma equipe interna de multiplicadores de treinamento para os diversos níveis (Gerentes, supervisores, operadores de caixa, fiscais etc). A empresa deu um salto quantitativo de crescimento tornando-se uma das mais bem sucedidas redes de Hipermercados da Região Sul do país.