Andragogia Aplicada a Gestão de Conflitos

1.Caracterização da Empresa Cliente: Petrolífera

Natureza da atividade: Extração

Número de colaboradores: (100)

2.Contexto: Setor de manutenção da fábrica. A questão apresentada envolvia problemas de relacionamento tais como comunicação, administração de conflitos, departamentalizações de atividades que muitas vezes deveriam ser trabalhadas em conjunto entre os engenheiros e mecânicos de manutenção.

3. Solução SK Aprendizagem: Com criterioso diagnóstico foram definidos os objetivos do programa. Identificar os comportamentos, as emoções e os sentimentos que interferiam na comunicação, e obstruíam a consecução do trabalho. Despertar e desenvolver competências humanas necessárias para a comunicação sadia. Foram utilizados os métodos e pressupostos da Andragogia, Análise Transacional e da Dinâmica dos Grupos.

4.Resultados: A combinação dos métodos de grupo acima foi repetida em cada encontro, ao todo 10, em graus mais profundos de análise. O grupo encerrou o programa com maior capacidade de trabalhar de forma cooperativa e integrada. Estreitaram seus laços interpessoais e aprenderam a aprender consigo mesmos e com os colegas reconhecendo a importância do feedback para garantir a fidedignidade da informação.